quarta-feira, 24 de abril de 2013



AD2 letra D 

É comum encontramos nas escolas, estruturas colegiadas como; o conselho escolar, em que seus objetivos principais não são atingidos, pois em nada contribuem para a descentralização do poder como a democratização da tomada de decisões pelo núcleo gestor, pois os participantes advindos da comunidade e até mesmo da própria escola, como é o caso dos funcionários, estão presentes porque são chamados a fazer parte, porém não participam de forma direta das decisões que são colocadas na pauta das reuniões, pois muitas vezes não tem tempo e não estão preparados para tal, estando presentes na maioria das vezes simplesmente para dar quórum as reuniões e assim ajudar nas tomadas das decisões, deixando que as decisões sejam manipuladas pelos seus dirigentes. Precisamos mudar esse quadro, trabalhando a pratica da cidadania, através do conhecimento de seus direitos e deveres. Os coordenadores pedagógicos, enquanto membros do núcleo gestor,  precisam juntamente com o diretor, criar oportunidades para que tanto os pais como pessoas da comunidade possam participar de ações desenvolvidas na escola e que assim as informações e saberes possam ser repassadas em forma de troca, em que um aprende com o outro, para que os valores de respeito ao próximo, civilidade e tolerância seja de fato desenvolvidos no ambiente escolar.
No caso das escolas de educação infantil podemos observar que através da figura do coordenador pedagógico e diretor da escola a circulação e socialização de informações podem ser viabilizadas através de sua importante contribuição, pois ele juntamente com o diretor pode facilitar o acesso aos equipamentos e espaços disponíveis na escola, além de propor ideias que facilitem a troca de informações. O planejamento e execução dos projetos educacionais previstos no PPP, também constituem uma, entre muitas estratégias de socialização de informações. Esses projetos podem ser colocados em prática após um planejamento coletivo onde a participação da comunidade é essencial, pois possibilita uma maior abrangência de seus objetivos, além de proporcionar a troca de ideias e conhecimentos de uma forma mais ampla. A criação de espaços que proporcionem práticas comunicacionais, como a rádio ou página da escola na internet, constituem espaços de comunicação que utilizam a tecnologia que na maioria das vezes estão disponíveis no espaço escolar e que podem com a ajuda de pais, membros da comunidade, professores e funcionários ser desenvolvidos na escola de educação infantil, com o objetivo de proporcionar a circulação de informações da escola, é importante também atentarmos para o fato de que esses espaços devem ser acessíveis aos portadores de necessidades especiais, de forma que se possa permitir que eles participem e façam parte deste processo.
            Nós, enquanto coordenadores pedagógicos, precisamos compreender que cada espaço da escola é um ambiente de aprendizado, onde informações estão circulando constantemente, contudo é nossa obrigação, planejar coletivamente esses ambientes de forma que se possa otimizar os meios e formas de comunicação, pois como sabemos, as formas de se comunicar são diversas e envolve todos.
            Concluímos que no contexto das praticas comunicacionais nos espaços escolares as diversas estratégias que podem ser desenvolvidos para que ocorra de fato a comunicação, contribuem significativamente para o aprendizado de todos os envolvidos, pois proporcionam a circulação e socialização de informações, que favorecem o conhecimento e constituição do principio democrático. Dessa forma é preciso que o profissional da coordenação pedagógica esteja sempre atento ao fato de que através da participação de todos os envolvidos no processo educativo e do pensar coletivo nos ambientes escolares como passiveis meios de se promover a comunicação, é possível criar estratégias que facilitem o processo de ensino-aprendizagem tanto dos envolvidos diretamente no processo, como os professores e alunos, quanto dos envolvidos indiretamente, como os pais e membros da comunidade.



OLIVEIRA.J.M.A- Sala ambiente e práticas e espaços de comunicação na escola






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