AD2 letra D
É comum encontramos nas
escolas, estruturas colegiadas como; o conselho escolar, em que seus objetivos
principais não são atingidos, pois em nada contribuem para a descentralização
do poder como a democratização da tomada de decisões pelo núcleo gestor, pois
os participantes advindos da comunidade e até mesmo da própria escola, como é o
caso dos funcionários, estão presentes porque são chamados a fazer parte, porém
não participam de forma direta das decisões que são colocadas na pauta das
reuniões, pois muitas vezes não tem tempo e não estão preparados para tal,
estando presentes na maioria das vezes simplesmente para dar quórum as reuniões
e assim ajudar nas tomadas das decisões, deixando que as decisões sejam
manipuladas pelos seus dirigentes. Precisamos mudar esse quadro, trabalhando a
pratica da cidadania, através do conhecimento de seus direitos e deveres. Os
coordenadores pedagógicos, enquanto membros do núcleo gestor, precisam juntamente com o diretor, criar
oportunidades para que tanto os pais como pessoas da comunidade possam
participar de ações desenvolvidas na escola e que assim as informações e
saberes possam ser repassadas em forma de troca, em que um aprende com o outro,
para que os valores de respeito ao próximo, civilidade e tolerância seja de
fato desenvolvidos no ambiente escolar.
No caso das escolas de
educação infantil podemos observar que através da figura do coordenador
pedagógico e diretor da escola a circulação e socialização de informações podem
ser viabilizadas através de sua importante contribuição, pois ele juntamente
com o diretor pode facilitar o acesso aos equipamentos e espaços disponíveis na
escola, além de propor ideias que facilitem a troca de informações. O
planejamento e execução dos projetos educacionais previstos no PPP, também
constituem uma, entre muitas estratégias de socialização de informações. Esses
projetos podem ser colocados em prática após um planejamento coletivo onde a
participação da comunidade é essencial, pois possibilita uma maior abrangência
de seus objetivos, além de proporcionar a troca de ideias e conhecimentos de
uma forma mais ampla. A criação de espaços que proporcionem práticas
comunicacionais, como a rádio ou página da escola na internet, constituem
espaços de comunicação que utilizam a tecnologia que na maioria das vezes estão
disponíveis no espaço escolar e que podem com a ajuda de pais, membros da
comunidade, professores e funcionários ser desenvolvidos na escola de educação
infantil, com o objetivo de proporcionar a circulação de informações da escola,
é importante também atentarmos para o fato de que esses espaços devem ser
acessíveis aos portadores de necessidades especiais, de forma que se possa
permitir que eles participem e façam parte deste processo.
Nós, enquanto
coordenadores pedagógicos, precisamos compreender que cada espaço da escola é
um ambiente de aprendizado, onde informações estão circulando constantemente,
contudo é nossa obrigação, planejar coletivamente esses ambientes de forma que
se possa otimizar os meios e formas de comunicação, pois como sabemos, as
formas de se comunicar são diversas e envolve todos.
Concluímos que no
contexto das praticas comunicacionais nos espaços escolares as diversas
estratégias que podem ser desenvolvidos para que ocorra de fato a comunicação,
contribuem significativamente para o aprendizado de todos os envolvidos, pois
proporcionam a circulação e socialização de informações, que favorecem o
conhecimento e constituição do principio democrático. Dessa forma é preciso que
o profissional da coordenação pedagógica esteja sempre atento ao fato de que
através da participação de todos os envolvidos no processo educativo e do
pensar coletivo nos ambientes escolares como passiveis meios de se promover a
comunicação, é possível criar estratégias que facilitem o processo de
ensino-aprendizagem tanto dos envolvidos diretamente no processo, como os
professores e alunos, quanto dos envolvidos indiretamente, como os pais e
membros da comunidade.
OLIVEIRA.J.M.A- Sala ambiente e práticas e espaços de comunicação na
escola
conselhoescolami.blogspot.com
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