quarta-feira, 24 de abril de 2013

Dialogando...



Para a diretora da Escola Municipal Bataillard, em Petrópolis, a gestão escolar é fundamental para o bom funcionamento da escola. Desde que assumiu a direção, em 1993, sua prioridade era transformar uma pequena e desconhecida escola de bairro (quatro turmas em 1993 e vinte e oito turmas em 2008) em uma escola de porte médio que atendesse alunos da educação infantil até ao final do ensino fundamental. “Muito foi realizado nestes anos, mas o grande avanço se deu em 2005, quando implementamos o Programa de Gestão do Programa Qualidade Rio, baseado nos fundamentos e nos critérios da Excelência”, diz.

A diretora explica que esse programa sistematizou as práticas adotadas na escola. Passaram a realizar planejamento estratégico; planos de ação com metas de curto, médio e longo prazo; pesquisas de opinião com alunos, professores, funcionários, pais ou responsáveis; avaliação institucional, avaliação de desempenho (da direção, professores e funcionários) e auto-avaliação para os alunos. “Com estas práticas, aperfeiçoamos os nossos padrões de trabalho e conseguimos alcançar alguns bons resultados”, salienta.

Ao participarem do curso de formação do Programa Qualidade Rio, tomaram conhecimento do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. “Nos interessamos em participar, pois percebemos que tanto o programa quanto o prêmio indicavam o mesmo caminho: a melhoria da qualidade na escola”, conta a diretora. Na visão de Sandra Reis, “todo o trabalho pedagógico foi afetado diretamente, pois com a sistematização dos resultados por meio da elaboração de indicadores e de gráficos, tornou-se mais fácil analisar os resultados e detectar onde estavam os problemas”.

Colocaram em prática, então, diversas ações de melhoria, como estimulo à capacitação continuada dos professores, orientadores e direção da escola, redução do número de alunos nas turmas das séries iniciais, estimulo à participação da família em todas as ações realizadas na escola, implementação de projetos de leitura e produção de textos, além de atividades extra classe de arte e cultura.

Todas estas ações só tiveram sucesso graças ao trabalho em equipe realizado por profissionais que fazem parte da gestão da escola (Diretora e Orientadora educacional), como também professores, alunos, pais, enfim, toda a comunidade escolar.

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