Para a diretora da Escola
Municipal Bataillard, em Petrópolis, a gestão escolar é fundamental para o bom
funcionamento da escola. Desde que assumiu a direção, em 1993, sua prioridade
era transformar uma pequena e desconhecida escola de bairro (quatro turmas em
1993 e vinte e oito turmas em 2008) em uma escola de porte médio que atendesse
alunos da educação infantil até ao final do ensino fundamental. “Muito foi
realizado nestes anos, mas o grande avanço se deu em 2005, quando implementamos
o Programa de Gestão do Programa Qualidade Rio, baseado nos fundamentos e nos
critérios da Excelência”, diz.
A diretora explica que esse
programa sistematizou as práticas adotadas na escola. Passaram a realizar
planejamento estratégico; planos de ação com metas de curto, médio e longo
prazo; pesquisas de opinião com alunos, professores, funcionários, pais ou
responsáveis; avaliação institucional, avaliação de desempenho (da direção,
professores e funcionários) e auto-avaliação para os alunos. “Com estas
práticas, aperfeiçoamos os nossos padrões de trabalho e conseguimos alcançar
alguns bons resultados”, salienta.
Ao participarem do curso de
formação do Programa Qualidade Rio, tomaram conhecimento do Prêmio Nacional de
Referência em Gestão Escolar. “Nos interessamos em participar, pois percebemos
que tanto o programa quanto o prêmio indicavam o mesmo caminho: a melhoria da
qualidade na escola”, conta a diretora. Na visão de Sandra Reis, “todo o
trabalho pedagógico foi afetado diretamente, pois com a sistematização dos
resultados por meio da elaboração de indicadores e de gráficos, tornou-se mais
fácil analisar os resultados e detectar onde estavam os problemas”.
Colocaram em prática, então,
diversas ações de melhoria, como estimulo à capacitação continuada dos
professores, orientadores e direção da escola, redução do número de alunos nas
turmas das séries iniciais, estimulo à participação da família em todas as
ações realizadas na escola, implementação de projetos de leitura e produção de
textos, além de atividades extra classe de arte e cultura.
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