segunda-feira, 29 de abril de 2013

A importância do trabalho integrado


"O pedagogo não pode mais ser aquele elemento da escola que tem como unica perspectiva promover a adaptação dos indivíduos, pois, ao permanecer nessa prática, simplesmente continua a valorizar o poder das estruturas dominantes e, conseqüentemente, a dominação do capital e a submissão ao trabalho." (Urbanetz e Silva, pág.58)


O trabalho coletivo e integrado entre a supervisão escolar e a orientação educacional se faz presente, pois, hoje, educando, família e educadores carecem de intermediários que possam elucidar as transformações pelas quais a sociedade como um todo vem passando. Todos parecem sentir que seus papéis já não são mais os mesmos, aquele que conhecíamos há décadas atrás e, realmente, não são.

A sociedade vive numa crise de identidade em que muitos pais deixam para a escola o papel da educação básica (não Educação Básica, mas aquela que "vem de berço"). Muitos educadores sentem-se constrangidos ou mesmo inseguros, agredidos e descompassados ao terem que ensinar a alguns alunos noções básicas como higiene pessoal, posturas adequadas e convivência, entre outros. Nesse ínterim, surgem as figuras maestrinas do supervisor educacional, ou coordenador pedagógico, e do orientador escolar, na busca de uma gestão mais democrática, participativa e de responsabilidades compartilhadas. 


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