segunda-feira, 29 de abril de 2013

A AÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL MEDIANTE O BULLYING (Neri Garcia dos Santos Silva)


A orientação educacional tem recebido enfoques variados.
Tradicionalmente o orientador educacional tem sido visto e tem-se visto como um profissional, cujo papel principal é atuar junto aos educandos.
Dessa forma, é que a orientação tem uma exposição clara de um método pelo qual o orientador educacional ajuda o aluno, na escola a tomar consciências de seus valores, incertezas e dificuldades, concretizando por meio do estudo, sua realização em todos seus aspectos e planos de vida. Deste modo, o mesmo faz levantamentos de dados (sondagem de aptidões), realiza sessões de orientação e de aconselhamento e tem uma série de funções importantes na formação e atendimento do aluno.
O enfoque da orientação educacional tem mudado no decorrer de sua história, no início com vistas à profissionalização, passando por várias abordagens e possibilidades diagnósticas com ações interventivas.
Hoje, após várias reflexões, estamos caminhando para um conceito menos clínico-terapêutico e mais social. O orientador com uma visão mais ampla e sistêmica dos problemas sociais e da violência lança seu olhar sobre o todo como a família, a sala de aula e a sociedade. Age também no sentido de ajustar as suas práticas na prevenção, distancia-se do imediatismo e dos problemas do dia-a-dia na escola.
No caso do Bullying, a orientação educacional atua em conjunto, em parceria com o pedagógico e famílias, sempre levando em consideração que sanções e limites não são suficientes, ou mesmo a identificação das causas do baixo rendimento escolar e encaminhamentos para áreas afins: a violência vai além de tudo isso, enfraquece, desestimula, entristece.
O orientador deve desenvolver projetos que visem à mudança de paradigmas, trabalhar no sentido de formar, informar, valorizar os atos de respeito ao próximo, a elevação da auto-estima e do amor. É preciso fortalecer as relações e os vínculos de afeto na escola e família, mesmo que algumas delas não sejam a que idealizamos. (...)

O orientador educacional tem se deparado ultimamente com um dos temas que mais tem ganhado destaque no ambiente escolar: O Bullying. Imbuído pelos princípios já expostos, esse profissional com a preocupação de contribuir com a humanização em seu contexto de trabalho deve buscar alcançar esses objetivos que são fundamentais: conhecer e entender a manifestação de violência entre alunos a fim de auxiliar tanto os envolvidos como os familiares e o corpo docente a prevenir este tipo de agressão dentro da escola.

Referências:
ppg.revistas.uema.br/index.php/PESQUISA_EM_FOCO

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