sexta-feira, 26 de abril de 2013

Dialogando com as práticas de Gestão Escolar-


   
Resultado da pesquisa sobre presença dos profissionais de educação no município do pólo e outros que fazem limites.  (Rede Publica)


  As pesquisas realizadas são referentes aos municípios de Petrópolis,Areal e Teresópolis.
   As escolas Municipais de Petrópolis contam com o profissional denominado Orientador escolar que realiza as mesmas atribuições de um Orientador Pedagógico , sendo este profissional efetivado no cargo por indicação.
   Em Areal segundo pesquisa realizada possui o cargo de      Orientador pedagógico nas escolas municipais, sendo este profissional efetivado por meio de concurso público .
   As escolas municipais de Teresópolis contam com os dois profissionais de suporte pedagógico que são os orientadores pedagógicos e orientadores educacionais ,no qual os cargos são ocupados por professores concursados que desempenham as atribuições de cada cargo sendo que alguns Orientadores são concursados e outros foram efetivados por indicação segundo a auxiliar da secretaria de educação deste município, Srª Janete.

Algumas atribuições destes profissionais:


Coordenar e participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola; compor a equipe gestora da escola e atua, participativamente,na coordenação do trabalho pedagógico e educacional; promover reuniões e atividades que visem ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento dos docentes, fortalecendo ,a escola como lócus da formação continuada; planejar e desenvolver projetos de atendimento e acompanhamento escolar dos alunos, contribuindo para que a escolar cumpra sua função de socialização e construção do conhecimento;acompanhar a execução do plano de trabalho dos docentes; Orientar a elaboração e a implementação de estratégias de recuperação dos alunos de menor rendimento; Promover, de acordo com as normas regimentais, o processo de classificação e reclassificação de aluno;além de realizar. Organizar e coordenar as atividades da escola; elaborar a programação das atividades de sua área de atuação, assegurando a articulação com as demais programações da escola e utilização dos recursos técnico; elaborar diagnósticos e projetos para o enriquecimento do Currículo Escolar; acompanhar, avaliar e controlar o desenvolvimento das atividades e Projetos programados; Prestar assistência pedagógica aos professores, visando assegurar a eficiência do desempenho dos mesmos, para melhoria do processo educativo: propondo técnicas e procedimentos; estabelecendo a organização das atividades;propondo sistemática de acompanhamento do desempenho do aluno; assegurando o cumprimento das teorias, metodologias, Político Pedagógica;Coordenar, juntamente com o Diretor, as atividades de Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo,além de realizarem outras atividades afins.


Fonte:

http://www.areal.rj.gov.br/

http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/servicos-na-web/informacoes/diario-oficial/finish/65-agosto/1147-3792-quinta-feira-4-de-agosto-de-2011.html


http://www.teresopolis.rj.gov.br/


Comentário autêntico, inédito  sobre a função do Supervisor Escolar ou Orientador Pedagógico e do
Orientador Educacional.

  Orientador Educacional é um profissional que possui como função a formação pessoal e pedagógica dos discentes, onde através de uma parceria  com a família e toda  Escola busca efetivar propostas que  favoreçam uma aprendizagem global dos educandos,buscando por meio do diálogo ouvi-los e orientá-los,  fazendo desta forma com que o ambiente escolar seja agradável,promovendo assim a formação de educandos críticos e capacitados para atuarem de forma  efetiva na sociedade.
  Orientador Pedagógico busca auxiliar os educadores na efetivação de uma prática significativa e de qualidade ,através de ações como a organização e sistematização dos conteúdos programáticos com um currículo inovador ,incentivando os docentes a estarem buscando uma atualização permanente(formação continuada), além desses profissionais participarem na elaboração do projeto político pedagógico e exercerem inúmeras atividades sempre priorizando uma educação que englobe a todos, tanto os discentes quanto os docentes ,enfatizando portanto as práticas educativas e ao processo de ensino e aprendizagem.   
 Cabe ressaltar que para efetivação de uma Educação transformadora ,torna-se necessário um compromisso ou melhor uma participação de todos os envolvidos no processo educacional para que juntos possam construir e promover uma educação emancipadora.

Linguagem visual (Imagens, vídeos, animações, história em quadrinho, charges...) para destacar o papel dos profissionais da educação no espaço escolar na garantia do direito aprender.




Educação é um direito de todos, portanto cabe aos envolvidos no processo de educacional garantir uma prática de ensino e aprendizagem de qualidade.  


http://na-beirada.blogspot.com/2011/10/sustentabilidade-escola-democratica.html



http://www.amauri.net/images/imgPalestra/img003.jpg


      Professores como importantes mediadores no processo de construção do conhecimento

                                                    http://professor-josimar.blogspot.com/2011_06_01_archive.html



Trabalho em equipe 
                                                        https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j 1





                     "O papel do coordenador pedagógico na escola "
                                    
                                                                             http://www.youtube.com/watch?v=1Qvj60tomfU



Pesquisar autores,publicando um texto que ressalte a importância destes profissionais na escola básica nos dilemas da permanênciae efetivação da aprendizagem.      (Não esquecer das referências do texto postado) 



Orientação educacional potencializa a formação docente
                                                           (Catarina Iavelberg)

Quando em uma escola existem os cargos de orientador educacional e coordenador pedagógico, o trabalho pode fluir mais, pois o primeiro geralmente fica responsável por cuidar das questões relativas aos alunos e suas famílias, e o segundo, da formação dos professores. Ter funções definidas para cada uma dessas posições é saudável, mas isso não significa, em hipótese alguma, que não deva haver interação entre esses profissionais. Ao contrário, é fundamental que ambos compartilhem os objetivos institucionais e planejem ações conjuntas para realizá-los de forma a assegurar a aprendizagem dos alunos.

A parceria desses profissionais ajuda a intensificar as ações formativas da equipe. Por exemplo, no que diz respeito à falta de engajamento dos pais na vida escolar dos filhos - apontada pela pesquisa encomendada pela Fundação Victor Civita sobre o perfil dos coordenadores pedagógicos como uma das principais preocupações. Responsável pela mediação com as famílias, o orientador educacional tem facilidade para investigar o que as afasta e o que as aproxima da escola. De que elas mais gostam e o que menos as agrada na instituição? De que tipo de evento (reunião, formatura, festivais, exposições, oficinas) preferem participar? Que preocupação têm em relação aos filhos e que assuntos gostariam de discutir com os professores?

O orientador também pode fazer um levantamento de textos, filmes e imagens e promover um debate entre os membros da equipe sobre as características da família moderna, suas diversidades e os impactos desses fatores na Educação escolar. O objetivo de uma ação como essa seria dar subsídios para o coordenador compreender eventuais dificuldades da comunidade em frequentar a escola e ajudar os professores a construir uma nova relação com os pais.

Além disso, o orientador pode compartilhar com o coordenador os desafios de aprendizagem e de sociabilidade dos alunos com necessidades educativas especiais. O seu conhecimento sobre as características de síndromes, déficits ou transtornos que afetam a aprendizagem certamente auxiliará a equipe docente no planejamento e no acompanhamento de atividades segundo cada caso. É possível também à orientação levantar os problemas de convivência sensíveis a cada série ou nível de ensino - como as relações de gênero, os preconceitos, o consumo, a violência, as drogas e a sexualidade - e debatê-los com o coordenador. Esses dados são úteis para discutir com os professores o modo e o momento mais apropriado para introduzir cada um dos temas no currículo.

Observar o movimento da escola e da sala de aula para conhecer a interação entre os alunos e entre esses e os professores é um dos papéis do orientador. Seu olhar sobre as relações que ocorrem nesses espaços certamente contribui com o trabalho do formador, que terá mais elementos para orientar os docentes sobre as possibilidades de gestão do tempo e do espaço segundo as atividades propostas e os objetivos de aprendizagem. Em todas essas situações, é possível colher bons frutos para a comunidade escolar, desde que haja a interação entre o trabalho dos gestores e o espírito de equipe para analisar e resolver os problemas.


Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/orientacao-educacional-potencializa-formacao-docente-636831.shtml


  Pesquisa de opinião com os profissionais da área de educação(docentes,diretores,funcionários,OE,OP/SE)sobre a necessidade dos profissionais(Supervisor Escolar ou Orientador Pedagógico e orientador Educacional) na escola básica. 

   Esta Pesquisa de opinião foi realizada no dia 25 de abril de 2013 com uma Gestora e com uma educadora que também atua como Orientadora Pedagógica em uma Escola Municipal de Petrópolis.
   De acordo com pesquisa realizada a gestora considera os profissionais Orientador Pedagógico e Orientador Educacionais como sendo essenciais no ambiente escolar por serem profissionais capacitados e desempenharem  funções específicas a cada cargo,uma vez  que acrescentam muito para o sucesso escolar por meio de ações que favorecem o desempenho dos alunos e proporcionam melhorias nas práticas em sala de aula,portando promovem benefícios à todos envolvidos no processo educacional,e acrescentou ainda que infelizmente algumas escolas particulares em Petrópolis não contam com a presença destes profissionais .
 A professora que também exerce a função de Orientadora Pedagógica abordou o fato destes profissionais fazerem parte da equipe gestora, enfatizando que a presença dos mesmos na escola favorece não somente aos alunos e professores mas a todos ,pois com a presença dos mesmos trabalhando juntos será priorizado um ensino de qualidade voltado para os principais autores na aprendizagem,os educandos.Esta educadora abordou também a questão de uma gestão democrática e salientou que na escola ela acaba por realizar também a função de Orientadora Educacional ainda que não seja este o cargo ocupado pela mesma,buscando realizar ações significativas que façam do ambiente escolar na qual trabalha ,um lugar que constrói e amplia saberes por meio de práticas que favorecem uma Educação de qualidade.

Observação:Os nomes das entrevistadas foram omitidos a pedido das mesmas ,portanto posso mencionar apenas na AD que entregarei no polo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário