Resultado da pesquisa sobre presença dos profissionais de educação no município do pólo e outros que fazem limites. (Rede Publica)
As pesquisas realizadas são referentes aos municípios de Petrópolis,Areal e Teresópolis.
As escolas Municipais de Petrópolis contam com o profissional denominado Orientador escolar que realiza as mesmas atribuições de um Orientador Pedagógico , sendo este profissional efetivado no cargo por indicação.
Em Areal segundo pesquisa realizada possui o cargo de Orientador pedagógico nas escolas municipais, sendo este profissional efetivado por meio de concurso público .
As escolas municipais de Teresópolis contam com os dois profissionais de suporte pedagógico que são os orientadores pedagógicos e orientadores educacionais ,no qual os cargos são ocupados por professores concursados que desempenham as atribuições de cada cargo sendo que alguns Orientadores são concursados e outros foram efetivados por indicação segundo a auxiliar da secretaria de educação deste município, Srª Janete.
Algumas atribuições destes profissionais:
Coordenar e participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola; compor a equipe gestora da escola e atua, participativamente,na coordenação do trabalho pedagógico e educacional; promover reuniões e atividades que visem ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento dos docentes, fortalecendo ,a escola como lócus da formação continuada; planejar e desenvolver projetos de atendimento e acompanhamento escolar dos alunos, contribuindo para que a escolar cumpra sua função de socialização e construção do conhecimento;acompanhar a execução do plano de trabalho dos docentes; Orientar a elaboração e a implementação de estratégias de recuperação dos alunos de menor rendimento; Promover, de acordo com as normas regimentais, o processo de classificação e reclassificação de aluno;além de realizar. Organizar e coordenar as atividades da escola; elaborar a programação das atividades de sua área de atuação, assegurando a articulação com as demais programações da escola e utilização dos recursos técnico; elaborar diagnósticos e projetos para o enriquecimento do Currículo Escolar; acompanhar, avaliar e controlar o desenvolvimento das atividades e Projetos programados; Prestar assistência pedagógica aos professores, visando assegurar a eficiência do desempenho dos mesmos, para melhoria do processo educativo: propondo técnicas e procedimentos; estabelecendo a organização das atividades;propondo sistemática de acompanhamento do desempenho do aluno; assegurando o cumprimento das teorias, metodologias, Político Pedagógica;Coordenar, juntamente com o Diretor, as atividades de Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo,além de realizarem outras atividades afins.
Fonte:
http://www.areal.rj.gov.br/
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/servicos-na-web/informacoes/diario-oficial/finish/65-agosto/1147-3792-quinta-feira-4-de-agosto-de-2011.html
http://www.teresopolis.rj.gov.br/
Comentário autêntico, inédito sobre a função do Supervisor Escolar ou Orientador
Pedagógico e do
Orientador Educacional.
Orientador
Educacional é um profissional que possui como função a formação pessoal e
pedagógica dos discentes, onde através de uma parceria com a família e toda Escola busca efetivar propostas que favoreçam uma aprendizagem global dos
educandos,buscando por meio do diálogo ouvi-los e orientá-los, fazendo desta forma com que o ambiente escolar
seja agradável,promovendo assim a formação de educandos críticos e capacitados
para atuarem de forma efetiva na
sociedade.
Orientador
Pedagógico busca auxiliar os educadores na efetivação de uma prática
significativa e de qualidade ,através de ações como a organização e
sistematização dos conteúdos programáticos com um currículo inovador ,incentivando
os docentes a estarem buscando uma atualização permanente(formação continuada),
além desses profissionais participarem na elaboração do projeto político
pedagógico e exercerem inúmeras atividades sempre priorizando uma educação que
englobe a todos, tanto os discentes quanto os docentes ,enfatizando portanto as
práticas educativas e ao processo de ensino e aprendizagem.
Cabe
ressaltar que para efetivação de uma Educação transformadora ,torna-se
necessário um compromisso ou melhor uma participação de todos os envolvidos no
processo educacional para que juntos possam construir e promover uma educação
emancipadora.
Linguagem
visual (Imagens, vídeos, animações, história em quadrinho, charges...) para
destacar o papel dos profissionais da educação no espaço escolar na garantia do
direito aprender.
Educação é um direito de todos, portanto cabe aos envolvidos no processo de educacional garantir uma prática de ensino e aprendizagem de qualidade.
http://na-beirada.blogspot.com/2011/10/sustentabilidade-escola-democratica.html
http://www.amauri.net/images/imgPalestra/img003.jpg
As pesquisas realizadas são referentes aos municípios de Petrópolis,Areal e Teresópolis.
As escolas Municipais de Petrópolis contam com o profissional denominado Orientador escolar que realiza as mesmas atribuições de um Orientador Pedagógico , sendo este profissional efetivado no cargo por indicação.
Em Areal segundo pesquisa realizada possui o cargo de Orientador pedagógico nas escolas municipais, sendo este profissional efetivado por meio de concurso público .
As escolas municipais de Teresópolis contam com os dois profissionais de suporte pedagógico que são os orientadores pedagógicos e orientadores educacionais ,no qual os cargos são ocupados por professores concursados que desempenham as atribuições de cada cargo sendo que alguns Orientadores são concursados e outros foram efetivados por indicação segundo a auxiliar da secretaria de educação deste município, Srª Janete.
Algumas atribuições destes profissionais:
Coordenar e participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola; compor a equipe gestora da escola e atua, participativamente,na coordenação do trabalho pedagógico e educacional; promover reuniões e atividades que visem ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento dos docentes, fortalecendo ,a escola como lócus da formação continuada; planejar e desenvolver projetos de atendimento e acompanhamento escolar dos alunos, contribuindo para que a escolar cumpra sua função de socialização e construção do conhecimento;acompanhar a execução do plano de trabalho dos docentes; Orientar a elaboração e a implementação de estratégias de recuperação dos alunos de menor rendimento; Promover, de acordo com as normas regimentais, o processo de classificação e reclassificação de aluno;além de realizar. Organizar e coordenar as atividades da escola; elaborar a programação das atividades de sua área de atuação, assegurando a articulação com as demais programações da escola e utilização dos recursos técnico; elaborar diagnósticos e projetos para o enriquecimento do Currículo Escolar; acompanhar, avaliar e controlar o desenvolvimento das atividades e Projetos programados; Prestar assistência pedagógica aos professores, visando assegurar a eficiência do desempenho dos mesmos, para melhoria do processo educativo: propondo técnicas e procedimentos; estabelecendo a organização das atividades;propondo sistemática de acompanhamento do desempenho do aluno; assegurando o cumprimento das teorias, metodologias, Político Pedagógica;Coordenar, juntamente com o Diretor, as atividades de Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo,além de realizarem outras atividades afins.
Fonte:
http://www.areal.rj.gov.br/
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/servicos-na-web/informacoes/diario-oficial/finish/65-agosto/1147-3792-quinta-feira-4-de-agosto-de-2011.html
http://www.teresopolis.rj.gov.br/
As escolas Municipais de Petrópolis contam com o profissional denominado Orientador escolar que realiza as mesmas atribuições de um Orientador Pedagógico , sendo este profissional efetivado no cargo por indicação.
Em Areal segundo pesquisa realizada possui o cargo de Orientador pedagógico nas escolas municipais, sendo este profissional efetivado por meio de concurso público .
As escolas municipais de Teresópolis contam com os dois profissionais de suporte pedagógico que são os orientadores pedagógicos e orientadores educacionais ,no qual os cargos são ocupados por professores concursados que desempenham as atribuições de cada cargo sendo que alguns Orientadores são concursados e outros foram efetivados por indicação segundo a auxiliar da secretaria de educação deste município, Srª Janete.
Algumas atribuições destes profissionais:
Coordenar e participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola; compor a equipe gestora da escola e atua, participativamente,na coordenação do trabalho pedagógico e educacional; promover reuniões e atividades que visem ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento dos docentes, fortalecendo ,a escola como lócus da formação continuada; planejar e desenvolver projetos de atendimento e acompanhamento escolar dos alunos, contribuindo para que a escolar cumpra sua função de socialização e construção do conhecimento;acompanhar a execução do plano de trabalho dos docentes; Orientar a elaboração e a implementação de estratégias de recuperação dos alunos de menor rendimento; Promover, de acordo com as normas regimentais, o processo de classificação e reclassificação de aluno;além de realizar. Organizar e coordenar as atividades da escola; elaborar a programação das atividades de sua área de atuação, assegurando a articulação com as demais programações da escola e utilização dos recursos técnico; elaborar diagnósticos e projetos para o enriquecimento do Currículo Escolar; acompanhar, avaliar e controlar o desenvolvimento das atividades e Projetos programados; Prestar assistência pedagógica aos professores, visando assegurar a eficiência do desempenho dos mesmos, para melhoria do processo educativo: propondo técnicas e procedimentos; estabelecendo a organização das atividades;propondo sistemática de acompanhamento do desempenho do aluno; assegurando o cumprimento das teorias, metodologias, Político Pedagógica;Coordenar, juntamente com o Diretor, as atividades de Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo,além de realizarem outras atividades afins.
Fonte:
http://www.areal.rj.gov.br/
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/servicos-na-web/informacoes/diario-oficial/finish/65-agosto/1147-3792-quinta-feira-4-de-agosto-de-2011.html
http://www.teresopolis.rj.gov.br/
Professores como importantes mediadores no processo de construção do conhecimento
http://professor-josimar.blogspot.com/2011_06_01_archive.html
Trabalho em equipe
https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j
1
"O papel do coordenador pedagógico na escola "
Pesquisar autores,publicando um texto que ressalte a importância destes profissionais na escola básica nos dilemas da permanênciae efetivação da aprendizagem. (Não esquecer das referências do texto postado)
Orientação educacional potencializa a formação docente
(Catarina Iavelberg)
Quando em uma escola existem os cargos de orientador educacional e coordenador pedagógico, o trabalho pode fluir mais, pois o primeiro geralmente fica responsável por cuidar das questões relativas aos alunos e suas famílias, e o segundo, da formação dos professores. Ter funções definidas para cada uma dessas posições é saudável, mas isso não significa, em hipótese alguma, que não deva haver interação entre esses profissionais. Ao contrário, é fundamental que ambos compartilhem os objetivos institucionais e planejem ações conjuntas para realizá-los de forma a assegurar a aprendizagem dos alunos.
A parceria desses profissionais ajuda a intensificar as ações formativas da equipe. Por exemplo, no que diz respeito à falta de engajamento dos pais na vida escolar dos filhos - apontada pela pesquisa encomendada pela Fundação Victor Civita sobre o perfil dos coordenadores pedagógicos como uma das principais preocupações. Responsável pela mediação com as famílias, o orientador educacional tem facilidade para investigar o que as afasta e o que as aproxima da escola. De que elas mais gostam e o que menos as agrada na instituição? De que tipo de evento (reunião, formatura, festivais, exposições, oficinas) preferem participar? Que preocupação têm em relação aos filhos e que assuntos gostariam de discutir com os professores?
O orientador também pode fazer um levantamento de textos, filmes e imagens e promover um debate entre os membros da equipe sobre as características da família moderna, suas diversidades e os impactos desses fatores na Educação escolar. O objetivo de uma ação como essa seria dar subsídios para o coordenador compreender eventuais dificuldades da comunidade em frequentar a escola e ajudar os professores a construir uma nova relação com os pais.
Além disso, o orientador pode compartilhar com o coordenador os desafios de aprendizagem e de sociabilidade dos alunos com necessidades educativas especiais. O seu conhecimento sobre as características de síndromes, déficits ou transtornos que afetam a aprendizagem certamente auxiliará a equipe docente no planejamento e no acompanhamento de atividades segundo cada caso. É possível também à orientação levantar os problemas de convivência sensíveis a cada série ou nível de ensino - como as relações de gênero, os preconceitos, o consumo, a violência, as drogas e a sexualidade - e debatê-los com o coordenador. Esses dados são úteis para discutir com os professores o modo e o momento mais apropriado para introduzir cada um dos temas no currículo.
Observar o movimento da escola e da sala de aula para conhecer a interação entre os alunos e entre esses e os professores é um dos papéis do orientador. Seu olhar sobre as relações que ocorrem nesses espaços certamente contribui com o trabalho do formador, que terá mais elementos para orientar os docentes sobre as possibilidades de gestão do tempo e do espaço segundo as atividades propostas e os objetivos de aprendizagem. Em todas essas situações, é possível colher bons frutos para a comunidade escolar, desde que haja a interação entre o trabalho dos gestores e o espírito de equipe para analisar e resolver os problemas.




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