terça-feira, 30 de abril de 2013


e)Uma pesquisa de opinião com os profissionais da área de educação( docentes, diretores, funcionários, OE,OP/SE)  sobre a necessidade dos profissionais(  Supervisor Escolar ou Orientador Pedagógico e orientador Educacional) na escola básica.

Pesquisa realizada na Escola Municipal Robert Kennedy no período de 15 a 19/04/2013


Nome: C.
Tempo de Magistério: 24 anos
Cargo: Diretora Geral
            “ Orientadora Educacional na escola é uma auxiliar das ações dos professores. Coordena, instrui, faz reuniões. Trabalha diretamente com os professores.
            Na interação com os alunos é tranqüila, compreensiva. Atende também aos pais quando há crianças com dificuldades de aprendizagem.
            A relação entre a diretora e a orientadora traduz-se em uma parceria perfeita. Ambas têm a mesma visão sobre Educação. “

Nome: C.
Tempo de Magistério: 12 anos
Formação Acadêmica: Superior Completo – Pedagogia
Cargo: Professora
            “Acredito que o papel do Orientador Educacional seja realizar as intervenções necessárias para garantir uma prática pedagógica eficaz e que esteja de acordo com a proposta pedagógica e curricular da escola. Para isto, acredito que ele (O.P.) deva estar interado dos planejamentos, rotinas de sala de aula, projetos e atividades, para poder realizar intervenções, dar sugestões e ajustar o que for necessário. O pedagógico na escola traduz a essência da unidade escolar e acredito que o Orientador Pedagógico é a pessoa capaz de legitimar as práticas, de modo que elas estejam garantidas no currículo e P.P.P. e também em sala de aula pelo trabalho direto com o professor. “


Nome: N.
Tempo de Magistério: 43 anos
Formação acadêmica: História e pós graduação em Orientação Educacional e Pedagógica.
Cargo: Orientadora Educacional
            “O Orientador Pedagógico cuida da parte pedagógica, levando o professor ao crescimento do docente. Faz um atendimento individualizado, pois cada aluno vem de uma família que tem a sua própria formação. Otrabalho com a direção é totalmente compartilhado. Os trabalhos administrativos e pedagógicos caminham juntos.  O O. P. faz a ponte entre a família, o aluno e a escola.


Nome: R.
Tempo de Magistério: 14 anos ( no momento está afastada da sala de aula, exerce função administrativa há 2 anos)
Formação acadêmica: Superior  Incompleto
            “ Para mim o O.P. orienta os professores, traz materiais pedagógicos, ajusta, supervisiona, olha os planos de aula, sugere modificações, acrescenta.  Observa o que os professores trazem para o O.P. e tenta resolver da melhor maneira possível.”


Nome: E.
Função: Merendeira (há 9 anos)
Formação acadêmica: Ensino Fundamental Incompleto (fazendo supletivo)
           
            “ Para mim o O.P. ajuda as crianças quando estão com dificuldades em sala de aula. Na ausência da diretora, ela auxilia. Ajuda aos professores no trato com os alunos. Quando a professora tem uma dificuldade, ela recorre à O.P. . “

SILVANA PRATA 20092208272





Nenhum comentário:

Postar um comentário