terça-feira, 23 de abril de 2013

Enquanto isso...


"Encarem as crianças com mais seriedade
Pois na escola é onde formamos nossa personalidade
Vocês tratam a educação como um negócio onde a ganância, a exploração, e a indiferença são sócios
Quem devia lucrar só é prejudicado
Assim vocês vão criar uma geração de revoltados
Tá tudo errado e eu já tou de saco cheio
Agora me dá minha bola e deixa eu ir embora pro recreio..."
                                                                                            Gabriel, o pensador                                                                                                                                     Estudo errado                                                 
Fontes: http://letras.terra.com.br/gabrielpensador/66375/ 

A falta de uma política mais voltada para a educação tem sido a causa de muitos problemas.
Analisando o quadro das habilitações, podemos perceber claramente este "vácuo", isto é , a ausência de uma gestão mais organizada, mais preparada para atuar em todas es esferas da nossa sociedade. Com isso, quem sofre são os alunos e os professores, que acabam tendo que se "virar nos 30" para realizar o trabalho.

Pensar no trabalho da Orientação Educacional é pensar num processo dinâmico, contínuo e sistemático, estando integrado a todo o currículo escolar. A formação integral dos alunos norteia este processo. Eles devem desenvolver-se harmoniosa e equilibradamente em todos os aspectos.
A Orientação Educacional se dá através da relação de apoio entre orientador, aluno e demais segmentos da escola.
Não se pode pensar em trabalho com os alunos sem estar próximo a eles, no seu dia a dia e na sua rotina escolar.
O resultado dessa relação, realizada de maneira organizada acaba por despertar no aluno oportunidades para amadurecer, fazer escolhas, conhecer-se e assumir responsabilidades. Desta forma, podemos compreendê-los melhor e conquistarmos sua confiança, gerando maior segurança e melhoria no trabalho pedagógico.
A finalidade de toda e qualquer ação orientadora é educativa.
Se a escola é uma instituição que tem por finalidade ensinar bem à totalidade dos alunos que a procuram, a orientação educacional tem por função fundamental mobilizar os diferentes saberes dos profissionais que nela atuam na escola, para que a mesma cumpra a sua função: que os alunos aprendam.
As atividades do Serviço de Orientação Educacional devem contemplar também as famílias, já que a família é um elemento que interfere primordialmente na educação dos indivíduos. Deste modo, ela deve ser um agente de cooperação para a concretização dos projetos da ação educativa.
Cabe ao orientador educacional, levar ao conhecimento dos pais a importância da parceria entre família e escola para a formação integral do aluno e melhoria no seu desempenho.
Para que o processo educacional ocorra com mais facilidade, o aluno precisa ser escutado e acolhido, criando com o Serviço de Orientação Educacional vínculos positivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário